Intrometido

24 de novembro de 2016

Governo recua, aceita empresa da Febraban e Detran volta a operar gravames nesta 5ª

Helder Moura – A reunião foi acontecer distante da Paraíba, em Brasília, nesta quarta (dia 23), mas aparentemente surtiu efeito. Representantes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores ) e dirigentes do Detran da Paraíba chegaram a um denominador comum, após o recuo do Governo do Estado, que admitiu voltar a utilizar a Cetip para emissão dos gravames (certificado de alienação fiduciária).

Com isso, o SNG (Sistema Nacional de Gravames) deve voltar à normalidade a partir de amanhã, conforme o acordado e põe fim a um impasse gerado, em 7 de novembro, desde que o governador Ricardo Coutinho decidiu rescindir o contrato com a Cetip e impor a empresa Bunkertech (Fortaleza-CE), que foi rejeitada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A decisão provocou a suspensão das operações financiamento de veículos no Estado, por orientação da Febraban. Segundo a Fenabrave, a retomada ao SNG era uma reivindicação de todo o mercado de automóveis, já que os financiamentos respondem por cerca 85% das compras de veículos, um segmento que movimenta perto de 10% do PIB do Estado.
Mesmo com o recuo, o Governo do Estado ainda vai tentar retomar à empresa Bunkertech em 60 dias. Prazo que, inclusive, sugeriu ao mercado para se adaptar à empresa cearense.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar