Intrometido

24 de novembro de 2016

Marcos Vinícius e Durval Ferreira: quem leva a melhor na disputa pela Câmara de JP?

Janildo Silva – Imagine mexer em algo que está imóvel há quase uma década. Mudar o que parece eterno não é tarefa fácil e esta é a grande dificuldade enfrentada pelos parlamentares que desejam renovação na presidência da Câmara de João Pessoa/PB. O bloco, hoje liderado pelo governista Marcos Vinícius (PSDB), tenta de todas as formas demover o atual presidente, Durval Ferreira (PP), do centro da Mesa Diretora, mas será que conseguirão?

Durval conseguiu se manter no comando da Casa de Napoleão Laureano devido a sua vocação para o entendimento. Durval evita conflitos. É um presidente conciliador. Ofereceu inclusive um acordo a Marcos, onde continuaria no comando da casa por mais dois anos, abrindo espaço para o tucano no próximo biênio, mas a resposta de Vinícius foi um sonoro “não”!

Marcos é um exímio articulador de bastidores e a própria chegada de Durval a presidência da casa foi fruto de uma virada de mesa cuidadosamente “tramada” pelo tucano, que conhece os corredores do Legislativo Mirim melhor que ninguém. Ao apresentar seus 15 aliados e deixar claro que conta neste momento com 16 votos, Marcos conseguiu constranger Durval, que todo este tempo repetia para a imprensa que tinha maioria, mas nem tudo são flores para o vereador do PSDB. Afinal, um elemento essencial para a formação da Mesa ainda não se pronunciou, o prefeito Luciano Cartaxo.

Cartaxo deve caminhar com muito cuidado na disputa entre dois aliados, já que transformar um governista em oposição não é aconselhável. Luciano Não deve embarcar na onda que tenta levantar suspeitas da fidelidade de Marcos. Afinal, o tucano é um dos poucos que JAMAIS FOI ALIADO DO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO, enquanto que Durval não só serviu a Ricardo como flertou com o Palácio diversas vezes nos últimos anos.

Ainda sobre traições, vale ressaltar que se boa parte do PSB vota em Marcos Vinícius, o vereador mais ligado ao governador Ricardo Coutinho, Tibério Limeira, vota em Durval Ferreira.

A grande verdade é que para Cartaxo esta disputa termina bem de qualquer forma. Afinal, ele tem dois aliados na disputa pela presidência e basta jogo de cintura para não magoar ninguém.

Minha aposta pessoal é na vitória de Marcos Vinícius, mas eleição de câmara só se decide no dia.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar