Intrometido

28 de março de 2018

PMJP entrega certificados de cursos profissionalizantes e garante autonomia financeira para 80 famílias

28Capacitação, empregabilidade e autonomia financeira. Essas foram as palavras de ordem na tarde desta terça-feira (27), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, durante entrega dos certificados dos 80 concluintes dos cursos profissionalizantes do período de 2017 ofertados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Na oportunidade, também foram anunciados os novos cursos para moradores do Residencial Vieira Diniz B, Nice Oliveira e Vista Alegre XI e X para o ano de 2018 que se iniciam na próxima semana (3).

A coordenadora do JPA e primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, destacou a importância do trabalho permanente da gestão, não apenas entregando obras, mas também fazendo o acompanhamento desses equipamentos e cuidando da população. “O trabalho da prefeitura é bem mais que entregar obras de cimento e cal. Uma gestão se constrói com pessoas e o foco desses cursos são preparar e capacitar o cidadão para um mercado de trabalho e proporcionando empregabilidade e autonomia financeira”, frisou.

Para a concluinte dos cursos de Cozinha Básica e Gastronomia, Andréa Borges Fidelis, moradora do Vieira Diniz, o curso foi muito útil. “Foi um curso muito proveitoso. Eu já trabalho com festas, faço lembranças personalizadas. Meu objetivo foi incrementar meu currículo para estar pronta para uma oportunidade que surgir. A Prefeitura está de parabéns. Que venham mais cursos”, revelou.

As novas turmas contarão com cursos profissionalizantes nas áreas de informática, cozinha básica, doces e salgados, design de sobrancelhas, unhas artísticas, além de operador de microcomputador. Também será realizado um curso de crochê, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

“O objetivo desses cursos além de capacitar é emponderar as mulheres que procuram por melhoria de vida e independência financeira. Hoje, o número de mulheres que são chefes de família é muito grande, daí a importância de capacitá-las e ajudá-las a entrar no mercado de trabalho. É necessário ressaltar que essa gestão, além de moradia, se preocupa com o cidadão”, afirmou a secretária de Habitação, Sachenka da Hora.

Já a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lídia Moura, destacou a importância do poder público junto das pessoas que mais precisam, sobretudo as mulheres. “A capacitação é muito importante para o cidadão e, principalmente para as mulheres, porque proporciona autonomia financeira. Infelizmente, ainda existem muitas mulheres em situação de violência ou que não tiveram oportunidades na vida, mas a capacitação assegura cidadania”, salientou.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar